Diz-se que Ferragudo não é um local para ser visitado, mas sim um local para ser vivido.

Elevada à categoria de Vila em 30 Junho de 1999, Ferragudo situa-se no extremo poente do Concelho de Lagoa, com uma área de 5,74 Km2 e 1.983 residentes (censos 2011). Ferragudo é uma das mais belas silhuetas de vila à beira mar que se podem encontrar em todo o Algarve. Debruçada sob as águas do Arade em atitude curiosa, a pacata povoação de Ferragudo, conserva a feliz conjuntura geológica que os homens souberam aproveitar em ruas íngremes e recortadas. Abraçada pelas águas do mar e do rio, a povoação de Ferragudo teria nascido por volta de do séc. XIV. Pescadores que procuravam no mar o sustento para as suas famílias, instalaram-se nestas paragens, erigindo toscos e humildes casebres. No entanto, existem vestígios que nos atestam presença humana em Ferragudo no período da Pré História.

A foz do Arade foi, também, alvo de cobiça para os Fenícios e Cartagineses. Os Romanos assentaram arraiais, dedicando-se à pesca e à indústria da salga do peixe. A comprovar esta estada estão os achados arqueológicos encontrados junto ao Forte de S. João do Arade. Segundo fontes históricas, o topónimo Ferragudo provém da existência de um engenho de ferro, implantado na Praia da Angrinha, cuja finalidade era a de elevar o pescado e as mercadorias das embarcações que ali acostavam. O crescimento da povoação e o seu consequente desenvolvimento conduziram Ferragudo, à condição de Freguesia no século XVIII.

Com o incremento da indústria conserveira, no início do século passado, Ferragudo tornou-se numa povoação próspera, disputando as primeiras posições no mercado nacional das pescas. Tempos áureos que terminaram com a decadência da indústria, atrasada, incapaz de acompanhar as novas tecnologias, tornando-se pouco rentável. A pesca continuou, assim, a ser a principal fonte de rendimento e sustento da população. Atualmente, Ferragudo continua a viver do mar mas numa perspetiva diferente. O turismo instalou-se, trazendo consigo o progresso e a prosperidade. Às maravilhosas praias e às excecionais condições naturais que aqui se podem encontrar, aliaram-se as villas, os aldeamentos, entre outras unidades de alojamento, tornando Ferragudo, uma região de reconhecida beleza, num lugar aprazível e ideal para umas férias tranquilas.